A agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelos seres humanos que tem vindo a evoluir a par com as inovações tecnológicos provenientes de outras áreas do conhecimento. A consciencialização desta dinâmica tem motivado o Bouro a contribuir para o desenvolvimento e a disseminação da agricultura digital ao nível nacional e internacional. Esta postura, e as competências existentes, coloca a empresa como sendo um parceiro ideal para colaborar em projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico e científico. Quer saber como?
A Internet das Coisas (IoT) vem facilitar as nossas tarefas diárias através do recurso a sensores e atuadores que interagem entre si de forma automática. Isto pode parecer complicado, mas não é.
Imagine um canteiro de flores e a preocupação em manter a humidade do solo em níveis adequados. Pode decidir por si regar ou colocar uma rega automática. Enquanto o primeiro requer a sua presença e tempo, o segundo fornece sempre a mesma quantidade de água, mesmo em dias de chuva. O ideal seria o canteiro pedir à torneira a quantidade de água exata de que a terra precisa. O IoT vem resolver este tipo de desafio sem que você se tenha que preocupar com isso. Mais, num período de seca pode ainda considerar um compromisso entre a necessidade de humidificar o terreno e a gestão da água no poço ou reservatório sem ser necessária a sua intervenção.
Os sensores e atuadores de IoT são equipamentos fantásticos por conseguirem conciliar comunicação a elevada distância com um consumo de bateria extremamente baixo. Existem atualmente sensores que comunicam a 30 km e não requerem manutenção por períodos de 10 anos.
O campo de aplicações do IoT é muito abrangente, seja na geolocalização da frota de tratores, permissão de acessos à distância, monitorização da produção, nível dos depósitos de vinho, temperatura de substâncias, qualidade do ar, radiação solar, entre outros, ficando sempre disponível na palma da sua mão para que tenha conhecimento e possa corrigir de forma manual ou automática o que está a acontecer na sua quinta, esteja perto ou longe.
LoRa é a tecnologia de rádio frequência que permite a comunicação a longas distâncias destes dispositivos para o seu telemóvel. Parece magia, esta rede permite facilmente a comunicação a distâncias superiores a 30 km, e não é incomum distâncias superiores a 100 km. A utilização da rede é gratuita ao contrário das redes de telecomunicações de banda larga. Portanto não tem com que se preocupar.
Ainda assim, caso a sua quinta esteja numa área de sombra sem comunicações será sempre possível fazer a instalação de uma antena para que possa ter acesso a todos os seus sensores e atuadores de forma fácil e automática.
Manter elevados níveis de produtividade e práticas amigas do ambiente, ao mesmo tempo que combate a escassez de mão-de-obra são os principais desafios da agricultura atual. Perceber isto é fundamental para quem pretende acompanhar a evolução das tecnologias e evoluir conjuntamente.
Dispomos de competências para o desenvolvimento de equipamentos robotizados inovadores customizados para aplicações agrícolas específicas. Este desenvolvimento é acompanhado por uma equipa de profissionais qualificados que garantem o desenvolvimento e execução de projetos especiais adaptadas às necessidades da sua exploração agrícola.