VINHAS

    Integrada na Região Vitivinícola do Oeste, as suas vinhas estão situadas numa zona central da união de freguesias de Pereiro de Palhacana e Ribafria, Alenquer, a 15 quilómetros a sul da Serra de Montejunto, 30 a oeste das praias Atlânticas, e a 40 quilómetros a norte de Lisboa, capital de Portugal.

    A reestruturação continuada das vinhas tem procurado simultaneamente a eficiência da produção e a qualidade das uvas. Atualmente, a empresa tem vinhas modernas, das quais se destacam a Vinha de São Miguel com 20 hectares de Merlot, a Quinta da Coutada com 14 hectares de Alicante, a Quinta do Bouro com 20 hectares de Syra e a Terra de Bilros com 9 hectares de Touriga Nacional. O espaço restante compõe-se por pomares, terras em pousio e pastagens. Lembrando tradições antigas, as oliveiras marcam os limites da propriedade e ornamentam a paisagem rural.

 

 

    O tratamento da vinha e o acompanhamento do crescimento das uvas são as principais atividades da Quinta do Bouro, respeitando as práticas da viticultura tradicional e fazendo uma aposta forte nas tecnologias mais modernas. Esta estratégia procura aumentar a quantidade e a qualidade das uvas produzidas, e simultaneamente criar as condições adequadas para  uma utilização sustentável dos recursos naturais e eficiente dos recursos humanos em tarefas muitas vezes repetitivas.

    A apanha da uva obedece a critérios específicos, estabelecidos para que se obtenham os melhores resultados qualitativos, de acordo com o estado de maturação. Porém, a vindima é apenas a última fase de um ciclo ininterrupto. A Quinta do Bouro procura integrar num mesmo espaço a memória coletiva tradicional com as mais modernas tecnologias de sensorização, comunicação, tratamento e gestão de dados num conjunto de áreas que vão deste a poda da cepa, o tratamento do solo ao tratamento fitossanitário das videiras.

Semeando o Futuro

pt_PTPortuguese